Era de Aquário: Um Despertar da Nova Era



Entende-se por Era uma série de anos civis que decorrem desde um acontecimento importante que é tomado como ponto de referência. Como exemplos temos a Era Cristã, Era Cenozóica, Era Bizantina, Era dos Gregos, além de muitas outras. No caso da Astronomia, quando falamos em Era Equinocial ou Zodiacal queremos dizer o período em que o Ponto Vernal(*) passa por uma constelação ou por um signo do zodíaco.

No momento, o Ponto Vernal está situado tanto no signo como na constelação de Peixes, razão pela qual dizemos que estamos na Era de Peixes. Mas paira no ar uma certa dúvida com relação ao início da próxima Era, a de Aquário, pois alguns místicos afirmam que começou na entrada em 2001. Por outro lado, há também aqueles que afirmam com precisão o início da Era de Aquário em 4 de fevereiro de 1962, além de outras datas. Cada qual tem suas razões, porém sem nenhuma sustentação científica razoável. Mas para a Astronomia uma Era é determinada, conforme já dissemos, pela passagem do Ponto Vernal ao longo da região ocupada por um signo ou uma constelação zodiacal, em razão de um deslocamento do eixo da Terra que se faz na proporção de mais ou menos um grau a cada 70 anos, no sentido retrógrado (leste para oeste). E se considerarmos que as constelações têm tamanhos diferentes e ocupam, por conseqüência, espaços variados na esfera celeste, e que os signos, por sua vez, ocupam espaços regulares de 30 graus, podemos deduzir que o tempo que o Ponto Vernal demora nos signos é sempre o mesmo em todos eles, o que não ocorre com as constelações, especialmente agora que a União Astronômica Internacional conseguiu definir com precisão os limites das constelações. Assim sendo, a Era de Aquário, conforme podemos ver na tabela a seguir, só irá começar no ano 2150 (se considerarmos a passagem do Ponto Vernal pelo signo de Aquário) ou então em 2620 (se considerarmos a passagem do Ponto Vernal pela constelação de Aquário).

Do ano 0 a 2000: era de Peixes:

Peixes simboliza o amor, a caridade, o sacrifício, mas também a confusão, o erro e a mentira.
Em relação à humanidade, os valores de Netuno representam o início do cristianismo (o primeiro símbolo das reuniões dos cristãos foi um peixe estilizado!). Houve uma grande mistura de culturas, coisas imensas foram feitas por comunidades inteiras para tentar aliviar a miséria humana. É o nascimento das Nações Unidas. Mas, ao mesmo tempo, religiões e filosofias nebulosas cegaram muitas pessoas e trouxeram o caos.
Seu signo polar, Virgem (Virgem Maria!), se reflete bem em todo o puritanismo desenvolvido ao longo dos séculos, assim como um desejo de controle cada vez mais exacerbado.

De 2000 a 4000: era de Aquário:

Aquário simboliza o humanismo, a independência e as mudanças radicais, mas também a rebelião, os acidentes e as perturbações.
A humanidade está no limiar de uma nova era.
Muitos se questionam sobre o início desta nova era. É uma questão árdua: as épocas transitórias podem durar mais de um século, mas as premissas são bem visíveis: a explosão de novas tecnologias, classicamente atribuídas a Urano, assim como as viagens para o espaço ou os avanços impressionantes nos domínios científicos… As qualidades humanas de Aquário também se referem a várias organizações humanitárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post